Você está prestes a descobrir os bastidores de como montar uma sala de reunião lucrativa. Até o final do texto saberá em detalhes como preparar o ambiente ideal ainda hoje, para influenciar seu cliente a dizer a frase "Negócio Fechado"

como montar sala de reunião

Reuniões de negócios sempre são tensas para os dois lados, não tem como negar.

No universo corporativo, diariamente são realizadas muitas reuniões. Mas infelizmente, muitos negócios são perdidos — por não ter o ambiente ideal para ajudar e facilitar as vendas.

No exato momento que seu cliente entrar em sua sala de reunião para negociar com você. Ela precisa estar preparada para causar uma “boa primeira impressão”.

E para causar essa boa primeira impressão, só temos uma chance.

É verdade também que temos que ter habilidades para fechar negócio. Mas você deve saber que ter um ambiente próprio para influenciar nas sua vendas, vai ajudar e muito a ouvir a frase que mais parece música aos ouvidos do vendedor: “Negócio Fechado!”

Mas por que montar uma sala de reunião lucrativa, pode influenciar nas sua vendas?

Não é a ocasião adequada para me aprofundar no assunto, mas basicamente, nosso subconsciente é estimulado e pode ser influenciado para agir através dos estímulos corretos.

Planejamento

Qual é a diferença entre uma sala de reunião que não prepara o cliente para comprar e outra que foi projetada para vender mais?

A resposta é simples.

Planejamento!

Se você conhecer detalhes sobre seu cliente, terá enorme vantagem. Pegando um gancho sobre o assunto, gostaria de recomendar a leitura do livro “A arte da Guerra – Sun Tzu” para aprender algumas técnicas bem interessantes.

Uma frase do livro que gosto muito é:

Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas...

Elementos Que Tornam uma Sala de Reunião Lucrativa

Os elementos que tornam uma sala de reunião lucrativa, facilitando o fechamento de uma venda são:

1- Conforto acústico

Seu cliente precisa falar à vontade sem medo de alguém do lado de fora ouvir a conversa. Assim como não ser atrapalhado por barulhos externos.

Para resolver esse problema, você pode instalar forro de teto modular acústico, divisórias acústicas. Usar carpetes e cortinas em sua sala de reunião, vai ajudar muito na melhoria do isolamento acústico.

montar sala de reunião com forro de teto acústico

2- Conforto visual

Ter uma boa iluminação ajuda muito mas não exagere, inclusive com a iluminação externa.

É normal que seu cliente possa se sentir desconfortável com o fato de ser visto do lado de fora da sala de reunião.

Se você entende sobre vendas, deve saber que dar certo controle ao decisor, pode ser uma boa estratégia para usar em sua negociação.

Se optar por instalar divisórias de vidro, escolha o modelo de divisória de vidro com persiana. Passe o controle do botão de regulagem de abertura e fechamento das persianas ao seu cliente — para que ele se sinta mais à vontade.

montar sala de reunião com divisórias de vidro com persianas

3- Conforto térmico

Feche todas as entradas e saídas de ar para deixar sua sala de reunião isolada, seu ar condicionado funcionará melhor e ajudará no isolamento acústico.

4- Cores

Use a cor principal que estimula o SIM inconscientemente, você sabe qual é?

Se você respondeu verde acertou.

No trânsito, principalmente se dirigimos algum veículo, nosso cérebro já está programado para saber que podemos agir com a luz verde.

O que você precisa fazer, é trazer inconscientemente a cor verde mas sutilmente em seu ambiente de negociação.

Não é obrigatório usar essas cores somente em quadros, decoração ou nas paredes na hora de montar sua sala de reunião.

Você pode usar roupas com cores que estimulam o subconsciente do cliente decisor, como roupas ou objetos pessoais. Solte sua imaginação!

Usar também cores alegres, podem mudar o humor do ambiente.

Já que entramos no contexto de cores, vamos adicionar mais algumas pra te ajudar a saber qual é melhor usar na hora de montar sua sala de reunião.

1- Azul: Transmite confiança, força, credibilidade e profissionalismo.

2. Verde:  Além de despertar o sim, o verde transmite a energia da riqueza, é a cor do dinheiro.

3. Violeta: Transmite sinceridade, dignidade, prosperidade, respeito.

4. Ouro: Ouro transmite abundância, sabedoria e conhecimento.

5. Laranja: Transmite alegria, vitalidade, prosperidade e sucesso.

6. Marrom: Transmite conforto, estabilidade e confiança. Mas use só se for para um público mais maduro, pois pode transmitir a impressão de velho e ultrapassado.

7. Preto: O preto transmite modernidade e elegância. Mas tome cuidado, se usado em excesso pode transmitir medo ou drama também.

5- Poltronas

Toda sala de reunião tem mesa. Mas ter uma mesa entre vocês na hora de negociar é um dos erros que você precisa evitar.

Sabe por que?

O subconsciente do seu cliente, processará a informação de uma barreira entre vocês e vai estimular uma palavra. Adivinha qual é?

Não!

E como resolvemos isso? É simples!

Coloque poltronas na hora de montar a sala de reunião, uma de frente com a outra. Isso vai facilitar o Rapport ou espelhamento com seu cliente.

Mas se não houver poltronas, sente-se ao lado do seu cliente na mesa, isso já vai resolver o problema!

montar sala de reunião com poltronas

Outra forma de evitar esse bloqueio é ter mesa redonda em sua sala de reunião, como na foto abaixo.

montar sala de reunião com mesa redonda

6- Bebidas à disposição.

Colocar no ambiente um pequeno frigobar ,com uma variedade de bebidas e uma cafeteira — vai evitar interrupções que podem atrapalhar o processo de negociação durante sua reunião.

Seus clientes ficarão mais à vontade para pegar o que quiserem, sem precisar sair, pedir ou serem interrompidos por funcionários responsáveis por esse serviço.

montar sala de reunião com frigobar e cafeteira

Conclusão:

Se você aplicar tudo que ensinei, tenho certeza que trará um impacto positivo em suas reuniões de fechamento e vendas. Se você está montando ou já montou sua sala de reunião, conte pra gente aqui nos comentários abaixo, como foi a experiência e se tudo saiu como esperado, combinado?

Gostaria da nossa ajuda para montar sua sala de reunião lucrativa?

Entre em contato conosco e agende uma visita gratuita de um especialista em ambientes corporativos aqui.

Somos movidos pela paixão em criar ambientes corporativos que motivam e inspiram o sucesso.

Inscreva-se para ser o primeiro a ser avisado e receber nossos conteúdos exclusivos.

Compartilhar

TOPO
× Como posso te ajudar?